domingo, 4 de novembro de 2012

Alan Moore + HP Lovecraft = Neonomicon

Por Pablo Sarmento


Eai Pessoal...

Esse é meu post de halloween, mesmo eu não comemorando, mas a internet esteve em polvorosa e já estava programada outra coisa para o dia 31 outubro, então to postando hoje pra não passar em branco, isso não me impede de trazer algo de terror de qualidade. Entrando em clima assustador falarei de Neonomicon, uma HQ escrita pelo gênio Alan Moore e desenhada por Jacen Burrows.




Esta obra muito boa, foi lançada pela Avatar Press nos Estados Unidos em 2010 e pela Panini no Brasil em agosto de 2012 e esse vos fala (escreve), esperou como se não houvesse amanha o lançamento dessa história, chegando a ir todo o santo dia ao site da Comix saber se já tinha começado a distribuição.

Neonomicon é totalmente ambientando dentro dos conceitos criados pelo escritor HP Lovecraft assim Alan Moore emula algumas ideias do universo do escritor, para contar seu conto craftiano.




O encadernado é divido em duas partes a primeira é um conto em dois capítulos chamado O Patio, que foi adaptado de um conto de Alan Moore por Antony Johnston e desenhado por Burrows. Essa é a primeira decisão acertada do editorial que tratou a obra, pois essa série introdutória é de suma importância para Neonomicon. Para conhecer alguns personagens importantes para a história, o agente antissemita Sax e o vendedor de drogas Johnny Carcosa. Somos introduzidos a uma boa parte do “universo do Cthulhu” escrito por Lovecraft. O legal desse primeiro arco de histórias é sua narrativa todo em dois quadros verticais por pagina, no começo é estranho, mas depois se percebe que assim é a melhor forma, pois cada quadro tem detalhes que você não perceberia numa narrativa diferente.




Após a introdução que em minha opinião tem mais a cara dos contos de Lovecraft entramos em Neonomicon, uma minissérie em quatro edições, essa sim escrita pelo Barbudo e desenhada pelo seu amigo intimo Burrows. Somos apresentados a um casal de agentes que está continuando a investigação do Agente Sax que enlouqueceu após o fim da primeira história. Nesta parte da obra temos uma narrativa um pouco diferente da primeira, existe uma sexualidade mais explicita, (a cena na piscina durante um ritual pode chocar algumas pessoas), e temos um final bem inusitado da história.




O arco de histórias não chega a ser um clássico, mas é muito bom. Vale lembrar que Alan Moore escreveu está história para pagar algumas contas com o governo britânico, mas isso não tira o brilho de Neonomicon, é uma obra com uma narrativa magistral e chocante que deixa muitas lacunas durante a história e o gostinho de quero mais. Podem ter alguma dificuldade no inicio da leitura com os balões em Cthullu, mas se você não entender o que está escrito, pode passar batido por eles que não compromete a narrativa.

Terror, suspense, sexo e sangue são o que você vai encontrar em Neonomicon, que é uma obra tanto para fãs de Alan Moore como os de HP Lovecraft.




Vou deixar o link do Nerdcast 321 que eles falam de HP Lovecraft, pra quem não conhece o escritor, é um bom começo. Após este programa pode ir pra obra sem medo, pois vai entender melhor algumas passagens  da história.

Até a próxima...


Contatos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário