domingo, 21 de outubro de 2012

Uma perversão digna do Papa

Por Pablo Sarmento


Eai Pessoal...




          Vou começar esse post com uma revelação. TAM TAM DAM DAM!!!!!!! Eu amo promoções desses sites livros, que vendem coleções inteiras por um preço ultra baixo. Agora vocês devem estar se perguntando: "tá, mas o que eu tenho a haver com isso?." Minha resposta é simples, minha critica de hoje vem exatamente de um surto psicótico de sites de compras. Bem estou falando da graphic novel em 4 partes chamado Bórgia, de Alejandro Jodorowsky e do mestre Milo Manara (agora os meninos entenderam o que estou falando). Foram lançados aqui pela Conrad que teve um cuidado magistral com essa obra. 




         Além de da promoção atrativa outra coisa que me chamou atenção a essa história foi o titulo, como sou estudante de história e sempre tenho a mania de unir o útil ao agradável comprei ela por um preço de banana. Só depois eu fui pesquisar sobre a Obra, quando abro um site com uma resenha me deparo com cenas que somente seu Milo Manara seria capaz de desenhar. Vou deixar bem claro Bórgia é uma série erótica mas que tem uma narrativa histórica extremamente interessante, Jodorowsky consegue nos prender a narrativa sem perder nada pra arte. 
        Bórgia  conta a história da família com o mesmo nome e que de fato existiu, que teve um papel importante durante o papado de Rodrigo Bórgia. Dizem as lendas que Rodrigo só subiu ao posto pois comprou todos os bispos com sua fortuna. Este pano de fundo já é um prato cheio, para intrigas e disputas. Lembrando que Jodorowsky floreia um pouco alguns fatos históricos, tentando mostrar que compra dos votos teve mais "favores" envolvidos.
        Os personagens de Bórgia são muito bem construídos, tendo como os mais importantes Rodrigo, pai da família e homem que subiu ao posto de Papa, Lucrécia  filha corruptora e voluptuosa, que nos delicia com varias cenas e chega a ser mais importante para a narrativa da história que outros personagens pela sua dualidade e por ultimo, César, o filho com espirito guerreiro e que faz de tudo pra conseguir o que verdadeiramente quer. Todos eles seguem o pensamento: a família é a coisa mais importante e tem que se manter unida. Para selar o pacto de união entre eles o bispo propõe  uma relação sexual incestuosa entre Cesar e Lucrécia e, diga-se de passagem, essa não é a única. Tudo pelo ganho de poder, para usurpar e pela riqueza. Digno de um Poderoso Chefão, mas sem a pornografia toda.
           Além desses ótimos personagens, figuram também na história Maquiavel e Leonardo da Vinci, que elenco de peso hein. Posso dizer: se está procurando algo realmente bom visualmente e boa narrativa adquira logo estas graphic novel. Ela tem tudo que você precisa e mais um pouco, uma representação magistral da renascença tanto em quesito arquitetônico quanto visual, (roupas, armaduras e pessoas). Ainda vai encontrar intriga, corrupção de valores e de quebra dar aquela cutucadinha básica nos religiosos fervorosos.


      

           Só um fato interessante relacionada a HQ, quando comprei ela, minha vó foi a pessoa que recebeu em casa e abriu. Chegando em casa ela perguntou, se poderia ler a revista pois tinha achado muito interessante. Logo a primeira pessoa a ler a história foi a minha vó.  Vai dizer que não tenho a avó mais moderna do mundo?





 Acho que é isso, até a próxima  

Nenhum comentário:

Postar um comentário