quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Uma critica Sci-fi a sociedade.

Por Pablo Sarmento

Eai Pessoal....




          Vamos a nossa critica, vamos falar do ultimo encadernado que eu reli, seu nome é TRANSMETROPOLITAN - DE VOLTA AS RUAS, que reúne das edições 1 a 6 lançado em 1997 pelo selo Vertigo. Nele nós vemos Spider Jerusalém, um cara totalmente tatuado, cheio de gírias e figuras de linguagem. Um jornalista aposentado que é muito famoso e decidiu que iria morar numa montanha, pois tem aversão a cidade de onde veio, mas por um motivo de força maior (cadeia), se vê obrigado a voltar ao lugar que mais odeia. Esta história é escrita por um dos meus autores favoritos, o grande Waren Ellis e com arte do  Darick Robertson.



          A sinopse é só a ponta do iceberg em que somos emergidos, depois da hilaria introdução do também conhecido Garth Ennis, que mostra faceta de um Ellis apavorado por causa das vendas baixas dos primeiros números. Entramos no mundo de Transmentropolitan, onde vemos uma cidade miscigenada em pleno seculo 23 e com todo o tipo de figura, ETs, Mutantes, gato de duas caras que fuma (sim isso mesmo que você léu), Computadores drogados e mais abissais coisas que você ousa pensar. Agora vocês devem estar se perguntando: "O por que critica a sociedade?" A resposta é Transmentropolitan critica todos os preceitos básicos da sociedade em suas paginas. 
          No primeiro arco de histórias que vai da revista 1 a 3, vemos Spider Jerusalém está fazendo um matéria sobre minorias o que eles chamam de "transientes", são uma raça mista de ETs com humanos, que buscam sua liberdade de expressão direitos cívicos, mas também podemos ver a maquina do governo atuando e tentando calar essas bocas que buscam uma condição melhor de vida., tenho certeza que vocês já virão isso varias vezes na história.
        A segunda parte do encadernado são apenas histórias fechadas, na qual ele pega coisas mundanas e nos faz pensar, temos um história sobre pessoas que vivem o dia inteiro olhando TV, uma sobre aquele monte de igrejas protestantes e mais critica em cima da politica, que é sem duvida o que mais me chama atenção nessa história que é muito bem desenvolvida pelo Ellis. Não vou dar tanto spoiler pro pessoal ter o prazer da leitura, mas é recomodadíssimo esse primeiro encadernado.

         
         Vou deixar um link da própria Panini para baixar a primeira história dessa maravilhosa revista.

Transmetropolitan#1: http://hotsitepanini.com.br/vertigo/preview/transmetropolitan-vol-1/ é só  seguir as instruções e baixar a primeira história (não é scan, é licenciado).

Por incrível que pareça o pessoal do Comicpod do site terrazero postou agora um podcast sobre nosso assunto já dá uma verificada http://www.terrazero.com.br/v2/2012/10/comicpod-104-transmetropolitan-ano-1/#comment-36753

Pra comprar este bom arco de histórias, você só encontra em livrarias e comicshops  pelo preço de R$45,00

Atulizado [19/10/2012 13:30]

Bom pessoal, parece que o universo ta conspirando ao nosso favor, o Comixology ta fazendo uma promoção de todas as edições do Transmetropolitan a $0,99. Se for bom de inglês ou não também e quiser se aventurar é uma boa pedida.


http://www.comixology.com/Transmetropolitan-Sale/comics-collection/724

acho que emulei uma boa história pra vocês.








Um comentário:

  1. Transmetropolitan é realmente muito bom! Já li até o terceiro volume e Warren Ellis não deixa a peteca cair!

    ResponderExcluir