sexta-feira, 19 de outubro de 2012

É um pássaro? É um avião? não! É uma autobiografia super-heróica

Por Pablo Sarmento

Eai pessoal....


           Estou aqui mais uma vez pra dar meu parecer sobre uma obra, acho que é uma das HQs mais alternativa que tenho no meu roupeiro/estante. Ela se chama É um pássaro, lançada pela New Pop a alguns meses atrás. Eu a comprei para fechar um pedido que estava fazendo e resolvi investir meu dinheiro no escuro nessa história. Minha surpresa foi meu acerto digno de Guilherme Tell.


           Escrito pelo Steven T. Seagle e com os desenhos de Teddy Kristiansen, está história é uma semi-autobiográfica lançada pela Vertigo. A história trás o escritor como personagem principal na história, que está em grande fase profissionalmente, até que é convidado para escrever o Superman e por algum motivo ele nega no primeiro pedido, alegando que este personagem não vendia bem. Seu Agente não satisfeito com a resposta diz para ele pensar melhor na história e dar uma resposta definitiva em alguns dias, então começa o desenrolar da história. 
          O mais legal dessa história é que não tem nada  do Superman, mas ao mesmo tempo tem tanta coisa, o autor usa seu cotidiano e todos os problemas que ocorrem com ele durante a história pra tentar afirmar para si próprio que está fazendo certo em negar essa grande proposta. Durante a leitura é normal aparecer uma pagina que tem algo relacionado a uma característica do Superman (superforça, ser alienígena, identidade secreta e outros elementos que fazem parte do mito), e estão de alguma forma relacionados a vida Seagle. Não bastando seus problemas profissionais de auto-afirmação, acontecem varias coisas na sua vida pessoal ao mesmo tempo, seu pai desaparece, ele descobre que pode ter uma doença rara e sua namorada quer casar.  Enquanto ele vai tentando se aproximar do Super pra poder entende-lo melhor e escrever, vai aceitando o porque o este personagem é tão importante para as pessoas mesmo não sendo o mais vendido. Podemos dizer que as vezes temos enfrentar os problemas de cabeça erguida e ter esperança, pois tudo sempre encontra seu lugar (já parei de ser filosofo).


         Bem sobre a arte do Kristiansen, acho que ela choca um pouco a primeira vista, mas após alguns minutos lendo ela casa tão perfeitamente com história, que depois você não dá nem bola, a pintura é algo também que chama atenção por usar tanto tons de claros e tendo um acabamento tão cuidadoso.
            Minha dica é, se tu gosta de uma história nesse estilo e  queres ter uma experiencia de vida, compre está HQ. Quando falo que devemos ter boas histórias não interessa como elas são escritas, esta é uma que entra no hall de luxo como exemplo, por ter um desenvolvimento bacana, uma lição de vida e muito mais, me fazer ler algo relacionado Superman, coisa que é bem difícil e ainda pior me fazendo criar simpatia pelo homem de aço.


            Agora a única parte ruim relacionada a está HQ, É um pássaro não figurou em NENHUMA COMICSHOP OU LIVRARIA DO RS! Sim, eu tentei procurar, mas infelizmente a New Pop pecou demais em não fazer uma distribuição mais abrangente no país, é uma pena. Minha dica é se tiver R$39,00 sobrando e for fazer alguma compra na Comix ou na Liga HQ e quiser se deliciar com esta boa história, eis a minha indicação. 

Até próxima pessoal


Contatos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário