terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Django Livre esbanja um caminhão de balas e sangue.


Por Pablo Sarmento  
     
Eai pessoal...

Os fatos não me deixam mentir, fui ver o filme Django Livre com um pé atrás. Não li nenhuma critica, não acompanhei nada de bastidores. Fui cego e pensei: é o Quentin Tarantino vou deixar ele me surpreender.  Bom, foi um filme de 162 minutos em que eu me diverti bastante e não me senti cansado, o único ponto negativo da noite foi pipoca ultra salgada que eu comi (isso é dispensável, neh).




Esta película tem direção e roteiros de Quentin Tarantino, um elenco de peso que conta com Jamie Foxx (Django), Christoph Waltz (Dr Schutz) e Leonardo cada vez mais calando minha boca Dicaprio (Calvin Candie).

A história é algo que te prende que te faz pensar um pouco e tentar entender como as coisas eram no EUA escravagista no tempo do velho oeste, o filme se passa há uns dois anos antes da guerra civil do país. Vá preparado para muitos “crioulos”, “negão” e outros termos do gênero. Tem vezes que chega a ficar meio forçado a forma das tratativas, mas acho que faz parte do estão tentando expressar.



Nós acompanhamos Django e Dr Schultz que são caçadores de recompensas e após algum tempo caçando e juntando dinheiro vão atrás da esposa do ex-escravo. Assim começa a epopeia de amor em que somos inseridos, e por varias vezes vai nos deixar meio impressionados como o que uma pessoa compenetrada pode fazer quando tem uma grande inspiração (não seria mais fácil dizer: o amor move montanhas). Assim eles vão até fazenda de Calvin Candie e criam um plano libertar Broomhilda (Esposa de Django).



As cenas de tiros são deveras caricatas, mas isso é uma marca do diretor e então espere sangue voando pra todo o lado e muita bala, porque os caras gostam de atirar. A trilha sonora do filme é uma coisa que me chamou bastante atenção, pois é bem eclética e os caras tem o timing certo pra todas as cenas.



O filme Django Livre já tinha ganhando um globo de ouro como melhor roteiro antes de eu ir olhar. Com certeza absoluta esse é o ponto alto do filme, os diálogos são muito bem escritos e a atuação de Christoph Waltz é um primor, chegando a roubar a cena inúmera vezes. Outra coisa legal é que temos uma participação explosiva do diretor do filme na parte mais absurda da história.

Posso dizer que Django era um sucesso antes mesmo de sair, pois as pessoas esperam demais do Tarantino após Bastardos Inglórios. Então, não fiquem com medo de ver o filme, pois ele pode até parecer uma parodia do velho oeste, mas não acho que seja isso que eles querem passar.

Outra coisa que aconteceu, foi que agora vai sair uma minissérie em HQs do filme pela Vertigo e escrita pelo próprio Tarantino, e vai contar com 5 revistas. Pelo o que eu li no TerraZero o primeiro numero esgotou muito rápido. Eu consegui ler a revista e está muito fiel ao filme, segundo o próprio Tarantino ela será o roteiro sem cortes do filme, ou seja, mais ou menos o como a versão estendida do filme.




Até a próxima e a dica é: seja surpreendido não programe as coisas.

Um comentário: