segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Tá na hora do combo...mais uma vez


Por Pablo Sarmento

Eai pessoal...

Hoje vou falar sobre algo que me remete a infância, e o tempo que eu pagava pouco, tinha boas revistas e coisas que emulavam ideias de outras histórias que acabam ficando muito original. Estou falando de Combo Rangers de Fabio Yabu que foi criado em 1998 e finalizado de forma abrupta em 2004.



A série começou como uma animação em flash, nos primórdios da internet banda larga, (pelo menos pra mim), e foi assim que ganhou espaço no como o titulo de WebMangá, que parodiava de forma muito engraçada os esquadrões super sentai que são originários do Japão.

A história é sobre 5 adolescentes Fox, Tati, Lisa, Kenji e Kiko, que recebem poderes de um herói aposentado, que se chama Tio Combo, e assim começam a defender a terra das coisas mais malucas que tu pode imaginar. Ainda na primeira temporada é incluído um sexto integrante no grupo, Luke é o combo ranger branco. Se vocês viram Power Rangers e gostavam, agora tão entendendo tudo que tá acontecendo.



A série contou com 3 temporadas na web, Combo Rangers que teve 25 episódios, Combo Rangers Zero, que também teve 25 episódios e Combo Rangers Revolution, que teve 14 episódios e não foi finalizada, pois Yabu foi se dedicar a outros projetos

A editora JCB começou a lançar as histórias em formato impresso, e ai que eu entro de gaiato nesse mundo, pois quando saia às coisas na web ainda não tinha computador, mas lembro duma edição do jornal Hoje falando sobre a webcomic. Achei tão maneira à ideia que quando vi na banca tratei de comprar alguns meses e me surpreendi com a forma como a narrativa era feita e como de um momento ultra engraçado pulava para um dialogo bem sério. Foram lançadas 12 edições pela editora JBC e 10 edições pela Panini.

O legal de todo esse trabalho é quebrar a cabeça tentando descobrir as referencias que ele usou para poder criar seu universo ou como é chamado Yabuverso. Tem coisas que tu precisa ir bem longe matutando para entender o que é, mas acho que séries de humor sem esse tipo de artifício são poucas hoje em dia. O legal mesmo é tu brincar com as ideias e tirar sarro das polêmicas.

Agora vem a parte boa de todo esse post: Yabu anunciou na feira do livro de Porto Alegre de 2012 que voltaria a escrever a trupe maluquete e traria novas ideias para o grupo, e acho que a dois dias atrás foi anunciado o Catarse do projeto (você doa dinheiro para financiar algum trabalho), acho que nós como fãs do titulo devíamos ajudar muito para não deixar essa ideia acabar.



Até a próxima e a constatação é: nunca esqueça quem nos salvou...Goku obrigado mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário