terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Semana temática O Hobbit – Depoimento sobre a Trilogia do Senhor dos Anéis


Por Pablo Sarmento

Eai Pessoal

Vamos dar continuidade a essa semana especial do Emulador de Criticas, e hoje quero dar um depoimento muito pessoal sobre a trilogia do Senhor dos Anéis e como ela mudou muitas coisas em mim e como ela foi importante para o meu desenvolvimento como pessoa.
·         Semana Temática O Hobbit


2-    Depoimento sobre a Trilogia do Senhor dos Anéis



Um anel para todos governar

Tive a ideia de transformar este post num depoimento exatamente para poder dar o meu parecer de fã e algumas coisas que me levaram para dentro da terra média. Eu não quero ter que dizer varias vezes: que eu acho essa trilogia demais, que merecia ser emoldurada e que um Best Seller, além de tudo que eu posso ter lido. Isso seria extremamente chato, então darei meu depoimento de como essa série significa e me fez mudar em muitas coisas e como cheguei até ela.

Eu, Pablo, conheci senhor dos anéis alguns meses antes de sair o filme, naquela época comprava a revista Herói 2000 e sempre trazia cosias que eu gostava bastante e lembro-me de ter uma matéria sobre filmes que tinham sido baseados em livros e que merecíamos dar uma olhada antes de ir até o cinema. Como bom samaritano e de pouco dinheiro, juntei dinheiro e fui até a biblioteca publica da cidade e fiz uma ficha lá só para ler o Senhor Dos Anéis e nunca me arrependi das três semanas e três dias que fiquei entorpecido pela a ficção que eu li.



O Livro A Sociedade do Anel, eu demorei uma semana para ler e acho que o prólogo desse livro é a parte mais importante para você entender as lendas sobre o condado e como os hobbits vivem e do que tem medo. Transferindo-te para algo bem mundano e pessoal deles, é como se nós vivêssemos há muito tempo dentro daquele lugar e que fossemos de casa. A forma como Frodo é um menino que não entende nada do que está metido, como Gandfalf se mostra muito apreensivo com os acontecimentos e que os 4 hobbits (Frodo, Sam, Merry, Pippin) buscam um tipo de aventura sem saber realmente o quanto isso pode ser importante para toda a terra. A Chegada a Valfenda e criação da sociedade que defenderia o anel que são Frodo, Sam, Merry, Pippin, todos hobbits, Ganfalf o mago cinzento, Legolas um príncipe elfo, Gimli o anão bonachão e os humanos Boromir e Aragorn. Eles tinham a missão de levar o anel até Moldor onde ele seria destruído e assim acabando com as ideias que Sauron de dominar a terra média.

Este livro ele chega a me deixar sempre com olhos marejados de lembrar a batalha emocionante entre o Balrog e Viajantes ou quando Boromir morre (se não leu o livro ou viu o filme tomou spoiler na cara). Pra mim, numa opinião muito pessoal, a partir do fim desse livro desponta meu personagem favorito da história e ele se chama Sam.



No livro As Duas Torres, que eu demorei duas semanas para ler e acho que isso devido à preguiça e porque esse livro é o mais poético e até a metade dele é o mais parado dos três, mas isso não quer dizer que isso é ruim, mas eu com 12 anos queria ler ação, ver cabeças de orcs voando e que o chato do Frodo morresse, acho que o Tolkien investiu toda a chatice dele nesse personagem porque que cara chato.

O livro pra mim despontou após o meio quando você descobre que o Gandalf agora é o mago branco e é o fodidão da terra media. E mostra toda a tática para defender as cidades e como existe mal em todos os cantos. A guerra entre Saruman e os Ents é uma das coisas mais legais que eu li. Quando terminei este livro entendi que tudo que era descrito teria uma explicação e assim entendi que essa obra seria uma das coisas mais completas que eu leria.



O Retorno do Rei é o ultimo da saga e o que eu li mais rápido, apenas 3 dias, e eu já estava maluco querendo saber o fechamento dessa história, tudo que acontece nesse livro tem um porque legal, e por pouco o chato do Frodo põe tudo a perder, bem feito ele ter perdido um dedo. E no fim depois de todas as guerras quando os hobbits voltam para casa tem que se deparar com o mal dentro do condado e usar tudo que apreenderam na sua empreitada e expulsar de sua casa o corpo estranho que estava habitando.



Poderia falar de todas as coisas filosóficas, as ideias católicas que Tolkien impôs de forma bem branda na sua obra, poderia falar de como os personagens tem um propósito na saga do anel, mas não é isso que eu quero. Eu queria dizer mesmo é que essa saga, quando eu tinha 12 anos, foi à coisa que me levou a escrever cadernos inteiros de contos, que me fez sonhar em ser alguém grande e que me ainda hoje me transporta para o universo, que eu mais amo na minha vida.

Depois de eu ler trilogia Senhor dos Anéis eu cai de cabeça dentro de história nórdica, dentro de coisas medievais, musica, arte e qualquer coisa que eu pudesse por dentro das minhas histórias. Que creio eu que nunca serão lançadas em nenhum lugar, porque sou um escritor horrível.

Essa semente que Tolkien criou no meu ser nunca será apagada, e quero muito que meus filhos quando olharem para minha estante vejam essas obras e que estejam em um local de destaque, pois eu quero sempre visitar, Bilbo, Gollum, Laracna, o chato Frodo, o heroico Sam, Aragon, Elrond, Galadriel, Gimli, Gloin, Thorin, Barbávore e todos que eu gosto, pois eles fazem parte de mim.

Até a próxima, e obrigado por participarem dos meus devaneios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário