quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Fundo do Baú #4 – Esquadrão Especial Winspector


Por Pablo Sarmento

Eai pessoal...

Preparados para mais uma viagem na nostalgia? É hoje a coisa é bem antiga e me trás muitas boas lembranças. Eu nasci no fim dos anos 80 e peguei alguns resquícios do fim dessa década, então eu olhei Jaspion, Jiban e todas essas tranqueiras nipônicas que vendiam bonequinho que nem água. Hoje vou falar de um dos primeiros tokusatsus que olhei de cabo a rabo: Esquadrão Especial Winspector, que foi escavado do fundo do meu ser para esse post.



Esse programa foi o primeiro de uma trilogia que é chamada de Rescue Heroes, que também é integrado das séries Solbrain e Exceedraft. Esquadrão Especial Winspector era produzido pela Toei Company e teve 49 episódios e foi ao ar de 1990 a 1991 no Japão e passou no Brasil em meados de 1994.

A premissa do programa era bem simples, você tinha um super policial Liuma Ogawa
 (Fire) e seus dois ajudantes robôs Biker e Higther (uns dos traumas de infância foi ganhar um boneco do Higther ao invés o do Fire. hahaha). Combatem a criminalidade em Tokio com os apetrechos mais high-tech do planeta.



Liuma era o único humano que ia a campo do esquadrão, ele tinha uma armadura para ajuda-lo em suas missões, ele gritava “Jack Up” dentro do seu carro adaptado e ganhava um traje tecnológico e passava a ser chamado de fire. O problema desse apetrecho era que Liuma não poderia usa-lo muito tempo por causa do calor dentro dele. Logo todo o fim de episodio tu via a cena que te dava mais alivio e sensação estranha, pois o policial tirava aquela máscara e com isso ele jorrava suor para todo o lado.

Os outras estrelas desse programa eram Biker e Higther, o primeiro citado era um robô amarelo que tinha uma roda no peito que ele usava para poder se movimentar mais rápido e nos ocasionava com cenas muito engraçadas. Já Higther era um robô boa praça que tinha assas e gostava bastante de crianças.

Eu me lembro até hoje de acorda todo dia cedo só pra olhar o Esquadrão Especial Winspector, tentar cantar em japonesas aquelas musicas que eu gostava bastante e só entendia umas palavras nada haver. Eu ficava correndo com meus irmãos no pátio com um capacete na cabeça só pra imitar o Liuma no seu momento de galã japonês.

Claro que se todos nós olharmos hoje, vamos rir das bobeiras que nós nos sujeitávamos. Esse é aquele programa pra você olhar esperando rachar o bico com as piadas bobas e nem deve apresentar para aquele teu primo metido a geek reclamão.



Bom pessoal, se vocês gostam de nostalgia, querem rir um pouco de algo que na época era legal de ver, que acabou ficando datado por vários motivos, e ainda sim te deixa com aquele gostinho de quero mais: visitem novamente Esquadrão Especial Winspector.

Até a próxima.

2 comentários:

  1. O Meu Favorito era o Biker! era Mais Tri que o Fire!

    ResponderExcluir
  2. Não tem como falar de nostalgia em Tokusatsu, no meu caso, sem se lembrar de Tokkei Winspector.
    Sou fã de Jaspion, Jiban, Jiraya, como todo tokufã que cresceu na epóca da saudosa manchete, mas se tem uma série que curti mesmo era essa. Me lembro até hoje de um episódio muito marcante, onde o Biker (que era um robô) chorava. Simplesmente sensacional.
    Outro ponto alto da série toda era o carro, o Winsquad, o carro onde o oficial Lyuma Ogawa se transformava. No decorrer da trama, ele (o carro) também a capacidade de se transformar no Firesqued. A transformação do carro é outra grande memória. Sempre quis esse toy (risos).

    http://www.youtube.com/watch?v=lwjxXPfYyik

    Bom, para acrescentar no seu post, no original, o oficial "Lyuma" se chama Ryoma e o robô boa praça verde, chama-se Walter (ao invés de Highter). Não sei dizer o porquê dessas traduções, visto que outras coisas não foram traduzidas (Winsquad, Biker, Winchaser, MaxCalibur, Gigastreamer por exemplo).

    ResponderExcluir